Ele se tornava o centro das atenções quando sorria descontraído e contava os seus casos com entusiasmo. A sua voz alta seguia a galope pela mesa em disparada, para que todos o ouvissem e prestassem atenção nas suas histórias hilárias. Ele é alto, alegre e comunicativo. A sua esposa é contida, simpática e demonstra altivez e segurança.
O final de semana foi regado a muitas cervejas e churrascos que começavam pela manhã e varavam a noite. O grupo de amigos recordava fatos e micos ocorridos com eles, o que provocavam boas risadas. Em um dado momento o rapaz alegre mudou o rumo da conversa e passou a relembrar momentos do seu passado carregado de fortes emoções.
Parecia que ondas gigantes o levavam a surfar em pesadas e angustiantes recordações, lançado-o contra a areia da praia e fazendo-o reviver velhas feridas. Com os olhos marejados de lágrimas afirmou que graças à enérgica e impetuosa mãe e o apoio de sua mulher, conseguiu sobreviver aos perrengues da vida e se tornar uma pessoa melhor.
A cidade onde nasceu é considerada uma das mais perigosas do estado, cercada de presídios e bairros violentos de alta criminalidade. A família formada de três irmãos tinha no controle da prole uma mãe autoritária e vigilante. O pai doente do pulmão e sempre acamado mal conseguia acompanhar a educação dos filhos, cabendo à mãe a responsabilidade de manter a família unida e integra.
A mãe felina e protetora de sua prole andava sempre com atenção redobrada, devido ao ambiente violento em que viviam. Dos dez amigos de infância oito foram mortos em confronto com bandidos. Contou que um amigo foi executado com um tiro no rosto e ao vê-lo baleado gritou por socorro, tal atitude despertou a ira na gangue assassina, levando-os a invadir a sua casa para mata-lo.
A mãe o escondeu e enfrentou os bandidos com a fúria de uma leoa que protege a sua cria. Aos berros ela os colocou para fora de casa. Eles atônitos com a ira da mulher se renderam a sua valentia e saíram em disparada, enquanto ele, apavorado e de olhos fechados tremia escondido embaixo da cama esperando por uma bala a queima roupa.
Descreveu outra cena assustadora com a voz embargada. Contou que outro amigo de infância que trocou com ele figurinhas de álbum de futebol, que sabia como conquistar as garotas e que o defendia como se protege a um irmão, foi baleado na parte alta da rua principal. Contam que ele foi morto depois de um baile funk, devido a uma desavença com um rapaz por causa de uma garota do comando.
Ele o encontrou estirado no chão todo perfurado à bala a espera do rabecão. O sangue do amigo escorria pela calçada deixando assustados os moradores. Pessoas curiosas cercaram o baleado, pisavam nas poças de sangue ao se aproximarem para ver se era um parente ou conhecido. Aliviados, mas ao mesmo tempo temerosos, afastavam-se em silencio. Pelas ruas deixavam rastros de pisadas tingidas de vermelho. Marcas da violência de uma terra sem lei.
Outro fato que o acompanha como um pesadelo foi quando encontraram um colega torturado e morto com um cabo de vassoura enfiado no ânus. Acharam-no estendido em um matagal nu e com formigas o atacando. Chorou ao pensar nos momentos terríveis de dor, humilhação e pavor sofridos pelo jovem. Não consegue se esquecer dos olhos do rapaz abertos em suplicas e desespero.
Ele e os irmãos quando estavam na fase da rebeldia da juventude a leoa atenta não dava trégua, vigiava-os constantemente, se atrasavam ia pessoalmente buscá-los onde estivessem. Uma noite quis sair para a balada com uma turma que a mãe não gostava. Ela categórica disse não, ele injuriado abriu a porta da casa para sair, neste momento ela partiu para cima dele com um cabo de vassoura e bateu-lhe no corpo diversas vezes até ele sentir uma dor aguda no braço.
A dor física que sentiu ao ver o seu braço quebrado, não se comparava com a dor da mãe de pensar em perder o filho para os marginais.
Quando conheceu a esposa tinha somente o segundo grau. Casaram, mas para terem filhos ela lhe mostrou a importância de obter um curso de graduação para servir de exemplo na educação das crianças. Na foto da formatura aparece a sua mulher com um bebê no colo.
Reconhece que o amor protetor da mãe e a firmeza da esposa apoiando-o em momentos difíceis ajudaram-no a se tornar um empresário de sucesso. Ele se diz agradecido por tudo que a mãe fez por ele, inclusive as surras, puxões de orelha e castigos. Considera-se um homem feliz por ter uma esposa que lhe dá segurança, estímulo e se comporta também como uma mulher leonina.
Ele mora na capital e tem o seu próprio negócio, um irmão trabalha no exterior em uma multinacional e o terceiro é dono de uma rede de padarias na cidade onde os pais moram. Os três irmãos são profissionais bem sucedidos, se dizem orgulhosos da mãe leoa que lutou com bravura para protegê-los das intempéries da vida.